
Recusei-me a comentar sobre o caso da "Loira da Uniban", a garota insultada por vários alunos e expulsa de sua universidade por ter ido a uma aula com um vestido um tanto quanto curto. Simplesmente porque acho que a garota já conseguiu muito mais do que objetivava de início: aparecer. Ela conseguiu isto, só que em proporções muito maiores. Continuarei sem lançar minha opinião sobre o comportamento da menina ou da universidade; só versarei um pouco sobre o que tem sido dito sobre o sucedido.
Boa parte dos seguidores da cartilha do politicamente correto vêm criticando com força a Universidade e os alunos da mesma por terem insultado a "coitada", e pelo menos 70% dos argumentos que tenho ouvido/lido dizem algo semelhante a isto: "uma mulher ser julgada por estar de vestido curto no BRASIL? O país do nudismo, da mulata sambando semi-nua, da garota de Ipanema!". Bem, é isto que me irrita.
O que é Brasil? Você, como brasileiro, tem noção alguma disto? Tem certeza de que esta é a terra do samba e do carnaval? E da garota de Ipanema com os glúteos volumosos? Então você não conhece absolutamente nada do lugar em que vive, perdão.
A pintura que postei acima é do artista francês Adrien Taunay, chama-se "Vestimentas de São Paulo", datada de 1825. Tratou-se da missão em que artistas franceses retratavam costumes do povo brasileiro, e no caso, da cidade de São Paulo, a maior do país. Perebe-se logo de cara que as moças solteiras utilizavam uma burca preta muito semelhante à dos países islâmicos, e a senhora casada, simplesmente um vestido muito longo. Sim, eu sei que essa pintura é de muito tempo atrás, mas... é compatível com a imagem que tem a mulher brasileira para a mídia e grande órgãos de comunicação?
Pois bem, a padronização do Brasil como se fosse uma grande cidade do Rio de Janeiro é algo de interesse de órgãos de turismo e de coorporações como a Rede Globo, que tem sede na capital fluminense. Oras, a Globo afirma tanto o Brasil ser o país do samba e do carnaval. Bem, eu moro numa metrópole do nordeste, e aqui, seja em Natal, Fortaleza ou João Pessoa, se você for num final de semana procurar alguma casa de música que esteja executando o samba, você achará pouquíssimas, contando nos dedos, e cada uma com mínimos visitantes. E tenho certeza absoluta que é da mesma forma em Curitiba, Porto Alegre, Goiânia... E sobre a maior cidade do Brasil, São Paulo, eu cito Vinícius de Morais: São Paulo é o túmulo do samba - claro que esta afirmação é um exagero, mas muito menor do que dizer que no Brasil o que se predomina é o samba.
De Norte a Sul, do Rock N' Roll ao Forró, da Música Gaudéria à Sertaneja, as manifestações musicais que acontecem no Brasil(originadas aqui ou não) transformam-se muito de local a local.
Por mim, tudo bem ver um turista norueguês que vem aqui pra minha cidade atrás de praia e sol achar que o Brasil se trata disso, afinal, ele não sabe de nada do país. Também consigo compreender um órgão demoníaco como a Rede Globo querendo padronizar o Brasil - um país de 190 milhões de habitantes - num grande Rio de Janeiro, como se fosse uma novela do Manoel Carlos; o que eu fico realmente irritado é quando os próprios brasileiros(principalmente os que se dizem intelectuais) afirmam ser este o país simplesmente da preguiça, caipirinha e carnaval. É quando me dou conta do quão cercado de idiotas eu estou.
Repito a pergunta: você sabe o que é Brasil? Sabe o que é cultura brasileira? Você sabe o que foi a semana de arte moderna de São Paulo? Sabe o que é a festa do Boi Caprichoso, do Amazonas? Você sabe que em uma metrópole do Brasil chamada Curitiba povos como ucranianos, japoneses, alemães, poloneses e africanos convivem em perfeita harmonia? Sabe quem foi Villa-Lobos? Carlos Gomes? Menotti Del Picchia? Já leu Machado de Assis?
Não sou patriota, não mesmo. Mas antes de sair afirmando por aí que neste lugar só existe samba, sacanagem e futebol; pesquise um pouco, nem que seja na Wikipédia, para não falar MERDA!
3 comments:
Vai chorar?
Com esta pergunta retórica, inicio meu comentário sobre tal texto. Essa generalização do Brasil é a grande merda que carregamos nas costas. É como dizer que nosso povo é formado de antigos traficantes e prostitutas portuguesas. Fodam-se todos. Um salve a todos que sabem um pouco não do que é o Brasil, e sim, do que não é.
AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
VALEU BROTHER, É ISSO AÍ, QUASE CHOREI HAHAHAHAHAHA
é isso aí mesmo.. a-do-rei, foda!
Post a Comment