Wednesday, January 13, 2010

O aflorescer da década



Para começar bem o ano: Numa década com apenas 13 dias de existência, cerca de 150 brasileiros(14 deles estando no Haiti - tragédia que causou a morte de dezenas de milhares de pessoas) já morreram em decorrência dos desastres ambientais recentes. Principalmente por causa das catástrofes causadas pela chuva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti; dentre as vítimas encontra-se a pediatra Zilda Arns, ex-indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Os desastres da natureza deste início de ano já causaram um prejuízo de, no mínimo 1 bilhão de reais, economicamente. Isto sem falar na destruição quase que total da cidade de São Luiz do Paraitinga, município de São Paulo que é considerado Patrimônio Histórico.


O início da década já mostra o que está por vir. Os anos dos 2010's serão catastróficos, com certeza. Podem ser o início do fim. Ou esta década se torna o marco zero da economia sustentável ou ficará conhecida como o início de uma crise sem precedentes na história da humanidade.


Bem... do jeito que os líderes mundiais estão levando o assunto a sério, vide resolução da Conferência do Clima de Copenhagen, muito mais fácil estarmos adentrando na era em que tudo que o ser-humano construiu, de bom ou de ruim, transfomar-se-á apenas em ruínas de um passado que hoje nós tanto contemplamos e chamamos de "presente": O mundo moderno.


"Tente salvar isto, mas não sai do buraco.
Tente construir uma muralha alta o suficiente.
Está tudo evaporando, tudo evaporando.

Tente salvar sua casa, seus discos;
Tente subir a colina! Mas vai te perseguir até aí em cima...

Está tudo evaporando, está tudo evaporando..."

Thom Yorke - Cymbal Rush

http://www.youtube.com/watch?v=-4hZt--0Yno

No comments: