Sunday, August 01, 2010

indie.br



10 bandas do indie nacional que valem a pena.

Se você é um dos muitos que reclama que o rock no Brasil está péssimo por conta dos Cines, Restarts e diversos coloridos por aí afora, ou você é um completo preguiçoso, ou tem um tremento mal-gosto. O cenário independente brasileiro vai muito bem sim, repleto de bandas dignas.

Para início de conversa, quem abre a boca pra falar mal de graça ignorou completamente os recentes lançamentos do Móveis Coloniais de Acajú(C_mpl_te), do Mombojó(Amigo do Tempo) e o álbum elogiadíssimo da banda de rock n' roll goiana Black Drawing Chalks(Life is a big holiday for us). Essas três bandas, hoje, já encabeçam a lista de festivais independentes do país e aparecem com frequência até na MTV.

Rezando na cartilha do Indie Rock, criado pelo Pavement, no início dos anos 90, dispomos de bandas ótimas, é o caso dos paulistanos do Pullovers, banda com dez anos de formação que recentemente lançou o ótimo álbum Tudo que sempre sonhei e do Holger; também dos gaúchos do Superguidis, que recentemente sobrepôs os instrumentos de cordas às guitarras construindo um som maduro e profundo(álbum lançado em 2010, auto-intitulado). Outras duas bandas com uma "raíz comum" são a Supercordas(RJ) e Charme Chulo(PR), que fazem um som um pouco mais abrasileirado; no caso do Supercordas acrescenta-se ao rock um psicodelismo bucólico(ou seria bucolismo psicodélico?) e o Charme Chulo bebe na fonte da música caipira brasileira. Álbuns indicados: Seres verdes ao redor (Supercordas); Nova Onda Caipira(Charme Chulo).

Por último, indico duas bandas de Rock n' Roll, e animalescas. Com R maiúsculo. Uma é a gaúcha Rinoceronte, som pesado tal qual o animal que dá nome à banda. E a outra a excelente Orquestra Camarones Guitarrística, de Natal-RN, rock pesado instrumental, energizante; banda à altura de grandes festivais e para se curtir ao vivo.

Resumindo, é isto. Se você ignorar este cenário, ou é preguiçoso... ou não gosta de rock.

4 comments:

Anonymous said...

a família restart não deixa barato não hein...q

JESSIC▲ DOS ▲NJOS said...

esse black drawing chalks é massa, escutei só algumas músicas, acidentalmente...parece que o mesmo cara que fez o clipe 'my favorite way' fez os clipes do queens of the stone age. se as outras bandas que vc citou forem no mesmo nivel que essa, vou escutar todas :)
fora moveis e mombojo que eu ja gosto.
abs

Sam said...

já ouvi maioria das bandas que você citou e concordo que são muito boas, agora vou procurar ouvir as outras.

preciso comentar que adorei o layout.

Querido diário said...

ppfft! camarones é uma bosta cara.