Thursday, November 12, 2009

Antes os cães aos bastardos.


Assisti a Bastardos Inglórios nesses dias, filme novo do Quentin Tarantino, e como sempre acontece com as películas deste diretor, tornou-se um dos mais esperados do ano.

Bom, quando se fala em uma estória "sem pé nem cabeça", não está se referindo ao fato de um filme ser mentiroso ou exagerado, até porque quem vai vê-lo, sabe que se trata de ficção, envolvendo a verdade em si ou não. "Sem pé nem cabeça" é quando um filme apresenta uns fatos, no geral, bobos, sem interligação entre si e que não seguem nenhuma lógica ou precisão histórica. É isto que Bastardos Inglórios é: um filme com um roteiro cheio de informações toscas e bobas, que não se preocupa em explicá-las ou interligá-las, que não seguem um silogismo e não têm absolutamente nada a ver com os fatos históricos.

Mas é claro que eu sabendo que era um filme do Tarantino, fui ver o filme ciente de que não seria um documentário histórico, e que muito dali seria fruto da imaginação ilimitada do criador da história, mas o defeito não é esse, longe de ser; é só que é um filme bobo, que tenta ser cool a todo o custo, cheio de caricaturas velhas e sem-graça e que tem como principal proposta caçoar os nazistas. Inverter o papel clássico do cinema: fazer com que os judeus humilhem os nazistas, em vez do inverso, que é tão usual em Hollywood.

É isto, e tem tanta gente dizendo por aí que se trata do melhor filme do ano e a baboseira toda. Nem adianta criticar tal filme, pois todos estes supostos defeitos que apontei aqui, frutos da minha humilde opinião e raso conhecimento em Cinema, são todos convertidos em "genialidade inovadora, rompendo com as estruturas velhas e ultrapassadas do cinema" pela imprensa baba-ovo, só por se tratar de um filme da marca TARANTINO. O fato é que se não fosse um filme do cara, passaria apagado, e ficaria no esquecimento, de tão notável que é a falta de qualidade da película.

Mas ouse criticar negativamente, vão te chamar de quadrado.

Dica: veja Cães de Aluguel, primeiro filme do atual "rockstar" Quentin Tarantino. É a sua verdadeira obra-prima. Sem Brad Pitt, sem estrelismo, sem hype, só um filmão do bom.

2 comments:

Anonymous said...

cara, achei o filme até que legal.
mas nem se compara a cães de aluguel

o filme é bem isso que vc disse mesmo, só faz sucesso porque tem a marca tarantino.

Unknown said...

espero morrer antes o proximo de tarantino mas gostei da cicatriz no pescoço de brad