Friday, October 30, 2009

Petrocalypse


O demônio possui vários nomes. Besta, Lúcifer, Satanás, Princípe das Trevas, Mephistopholes, e por aí vai... Mas na atualidade, neste século, nenhum nome para ele é mais apropriado do que Petróleo. Sintetizando a idéia: A Indústria do Petróleo é uma das principais filiais(se não a Matriz) do Mal Absoluto.

Talvez os grandes industriais do Petróleo, os donos dos cartéis de bancos mundiais e os chefes da indústria bélica sejam os formadores da Demoníaca Trindade.

Mas enfim, eu não quero chegar a lugar algum com esse texto sobre o Petróleo. É só uma forma de esquematizar o motivo de eu achar que comprar gasolina para abastecer o carro é o ato mais desumano do nosso cotidiano.

Tudo começa com um lugar chamado Estados Unidos da América. Este país, o mais poderoso do mundo, mantém seu poder e sua economia por meio de dois instrumentos: A Guerra e o Consumo. E um complementa o outro. Todos estão carecas de saber que a sociedade americana é consumista ao extremo, e um dado que aponta isto é que mesmo Os EUA sendo o TERCEIRO país que mais produz Petróleo, é também O PAÍS QUE MAIS IMPORTA. Todo os recursos que eles têm por lá são insuficientes... Precisam de mais, e mais, e mais. Principalmente para sustentar a indústria, que aquece a economia. Este dado mostra quão grande é a dependência que os Estados Unidos têm do Petróleo.

A história fica mais interessante quando observamos que os países que mais exportam Petróleo são os países árabes, no oriente médio.

"Fanáticos religiosos, anti-ocidente, misóginos, desrespeitadores dos direitos humanos... Ai, esses árabes." Se essa é a imagem que você tem dos árabes ou dos muçulmanos, caiu direitinho no que a mídia quer impor na cabeça dos ocidentais para assim justificar a "Guerra contra o Terror", uma guerra iniciada por George W. Bush, sem pé nem cabeça, para deter o fundamentalismo terrorista islâmico.

O que você provavelmente não sabe é que o caos no oriente médio e todos estes ataques terroristas que você vê nos noticiários são financiados pelos americanos, seja no governo Bush ou Obama. Seja apoiando uma família real corrupta e parasita na Arábia Saudita ou depondo o Saddan Hussein para instalar um governo pró-USA no Iraque, a Indústria do Petróleo financia governos no oriente médio, indiretamente, que formentem o caos, aumentem a corrupção e etc. Por quê? Para não se criar uma economia real, forte, ou unificada. Para que diante de toda a bagunça por lá, entre os árabes selvagens, os EUA sejam os únicos a lucrar com um Petróleo vendido à preço de banana. Para que quando este "ouro negro" acabe, todos estes países continuem miseráveis e sem ter aproveitado as oportunidades que tiveram, e assim os Estados Unidos da América continuem imponentes no papel de "País mais poderoso do Mundo".

A conclusão óbvia e lógica que podemos tirar logo de início é que tanto a Guerra contra o Terror quanto o próprio Terror em si são consequências do Petróleo, e incentivados por sua indústria. Mas não acaba por aí...

Como combustível fóssil que não-renovável que é, o Petróleo é o principal causador do aquecimento na atmosfera e das consequentes catástrofes ambientais. Pois seu carro movido à gasolina e as Indústrias que são movidas a petróleo emitem quantidades absurdas de CO2, e o resto da história você deve saber né?

Guerras ao longo das últimas décadas, Terrorismo, dezenas de milhares de mortes, degradação ambiental, poluição, queda da qualidade de vida...

O que mais falta? Crises Financeiras.
Já passamos por uma Crise econômica do Petróleo, nos anos 70, mas a provável maior crise econômica da história está prevista para o momento que este combustível, já que não é renovável, se esgotar. Poderíamos evitar a catástrofe total se estivéssemos nos preparando para uma independência gradual do Petróleo, mas não. Apesar das políticas ambientais e econômicas que estão sempre incentivando e divulgando o uso de energias renováveis, com fontes como a eólica, biomassa, hidrelétricas e etc; o que é mais comentado pela mídia é que um certo país na América do Sul pode se tornar a nova potência emergente do cenário econômico mundial, depois da descoberta de um número enorme de poços de Petróleo na camada Pré-Sal.
Independência? O fim do mundo começa aqui.

Não adianta de nada tentar mudar o rumo da coisa. Provavelmente ninguém leva a sério este assunto como se deve... mas este foi um texto só para mostrar exatamente o que se está financiando ao colocar gasolina no seu carro.

=(

---------
Dicas de filmes sobre o assunto:
Syriana
Sangue Negro(There Will Be Blood)